O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Desembargador Júnior Alberto, participou, nesta terça-feira, 1º de outubro, de uma reunião na Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado do Acre (SEJUSP), que contou com a participação de representantes das forças de segurança do Estado. Coordenado pelo Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, o encontro teve como pauta principal a apresentação e discussão do Plano Operacional Integrado das Eleições Municipais de 2024.
O Coronel Assis dos Santos, coordenador do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), apresentou o Plano Operacional Integrado, que envolve ações voltadas para a segurança dos eleitores e das zonas eleitorais em todo o Estado. As atividades planejadas incluem a proteção de eleitores, a garantia do acesso às seções eleitorais, a segurança viária com foco na prevenção de infrações e a fiscalização do transporte irregular de eleitores. Também foram destacadas medidas para prevenir incidentes críticos e assegurar a logística e recursos humanos necessários para a execução do pleito.
“Nossa missão é assegurar que cada cidadão tenha o direito de exercer seu voto com tranquilidade e confiança, e isso só é possível com a integração e a colaboração de todas as forças de segurança do nosso Estado. O plano que apresentamos hoje reflete o nosso empenho em prevenir quaisquer situações de risco e em oferecer a melhor estrutura para proteger o processo eleitoral. A democracia é a base de nossa sociedade, e juntos, com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral e de todas as instituições presentes, garantiremos que este direito fundamental seja plenamente exercido por todos os acreanos”, destacou o Secretário José Américo Gaia.
Para a execução deste plano, 1.325 agentes de segurança estarão mobilizados, sendo 1.088 da Polícia Militar do Acre (PM/AC), 169 do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBM/AC), 20 do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), 24 do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) e 4 delegados da Polícia Civil do Acre (PC/AC). Além disso, a atuação de 750 militares do Exército Brasileiro reforçará a segurança em todo o Estado.
Durante a reunião, o Desembargador Júnior Alberto enfatizou a importância do trabalho integrado entre a Justiça Eleitoral e as instituições de segurança para garantir um processo eleitoral tranquilo, transparente e seguro. “São as instituições que atuarão nas eleições para que seja um pleito seguro, transparente e que a democracia se faça presente nesse momento. Vocês são fundamentais para termos um pleito tranquilo, transparente e que o cidadão possa ir exercer o direito ao voto. Meu muito obrigado a todos. A Justiça Eleitoral não consegue fazer eleição sozinha”, afirmou o Presidente do TRE-AC.