O Brasil comemora nesta quarta-feira (20), o Dia da Consciência Negra um marco histórico que pela primeira vez é celebrado como feriado nacional. Apesar do feriado, serviços essenciais, como hospitais e delegacias, continuam funcionando normalmente. Entretanto, a maioria dos serviços públicos administrativos estará suspensa, com o retorno previsto para quinta-feira (21).
A data foi instituída em novembro de 2023 pela Câmara dos Deputados e sancionada pela presidência no mês seguinte, com o objetivo de promover reflexão sobre a igualdade racial e homenagear a luta da população negra.
A Organização em Centros de Atendimento (OCA) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estarão fechados, retomando o atendimento na quinta-feira (21). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o dia 20 de novembro é considerado feriado bancário, e as agências não terão expediente.
Já no Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) e o Ministério Público operarão em regime de plantão, atendendo apenas casos urgentes, como mandados de segurança e Habeas Corpus. O funcionamento normal será retomado na quinta-feira (21).
Para opção de lazer, o Via Verde Shopping informou que todas as lojas, praça de alimentação e cinema estarão abertos das 10h às 22h, com o cinema funcionando conforme a programação.