Rio Branco, AC, 19 de abril de 2025 07:45
0c0e989d-e1d3-4256-83e6-289028d4c92d-1.jpg

Vereador Aiache defende mais políticas públicas para prevenção de doenças renais em Rio Branco

Facebook
X
WhatsApp
Threads

A Semana do Rim foi tema da Tribuna Popular na Câmara Municipal de Rio Branco, nesta terça-feira (11), por iniciativa do vereador Aiache (PP). O parlamentar destacou a necessidade de políticas eficazes de prevenção e tratamento para pacientes com doenças renais crônicas, enfatizando a importância do diagnóstico precoce e do acesso a medicamentos para evitar o agravamento da enfermidade.  

Segundo Aiache, a situação no município é alarmante. Com base em dados da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Estado do Acre (APARTAC), ele destacou que aproximadamente 600 pacientes estão em tratamento de hemodiálise, enquanto quase mil pessoas aguardam por uma consulta com um nefrologista.

“Sabemos que a hipertensão arterial e o diabetes são as principais causas da doença renal crônica. Portanto, garantir que não faltem medicamentos para o controle da pressão arterial em nossas unidades de saúde é uma prioridade”, disse Aiache.

A Portaria nº 389 prevê que os serviços de saúde voltados para pacientes com doença renal crônica devem atuar de forma coordenada desde a Atenção Básica até os níveis mais complexos da rede pública. No entanto, Aiache cobrou compromisso real do poder público para garantir o funcionamento dessa diretriz.  

A nefrologista Jarinne Nasserala, diretora técnica do Hospital do Rim, destacou a importância da conscientização e do acesso a exames simples para identificar precocemente a doença renal.  

“Para conscientizar a população, este ano é um exame bem acessível de sangue que as pessoas não conhecem e ele rapidamente faz o diagnóstico da doença renal, se a pessoa tem um problema ou não”, disse Jarinne.

Diante do cenário preocupante, Aiache reforçou o apelo para que o município invista na ampliação do atendimento nefrológico, no abastecimento regular de medicamentos e na contratação de mais especialistas, garantindo um suporte adequado para quem sofre com doenças renais em Rio Branco.

“Que nosso município adote medidas concretas para garantir um acompanhamento adequado aos pacientes, desde o diagnóstico precoce até o tratamento adequado”, ressaltou o parlamentar.