Um morador de Ibiporã, na região norte do Paraná, apresentou uma representação na Câmara de Vereadores do município contra o vereador Rafael do Nascimento de Oliveira (PSD), conhecido como Rafael da Farmácia. Ele acusa o parlamentar de racismo após uma declaração feita durante uma sessão legislativa.
A fala ocorreu no dia 13 de fevereiro, mas o caso começou a ganhar repercussão no início de março. Segundo a gravação da sessão, os vereadores discutiam reformas em espaços públicos quando o parlamentar reclamou da falta de limpeza em uma piscina.
Durante o discurso, Rafael afirmou: “Lá atrás, a água era tão podre que preto perdia para ela. A secretaria, a Assistência Social e a Saúde publica foram lá. E eu acho que devem fiscalizar mais, que ali promete”, disse.
Logo após a declaração, o presidente da Câmara, Rafael Eik Ferreira (PSD), criticou a comparação feita pelo colega. “Eu concordo com o senhor. Só achei essa comparação de mau gosto”, respondeu.
O portal g1 informou que procurou a direção da Câmara Municipal de Ibiporã para saber a data em que a representação foi protocolada, mas não houve retorno.
À RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, Rafael da Farmácia afirmou que só irá se manifestar sobre o caso durante a próxima sessão legislativa, prevista para ocorrer na segunda-feira.


