Na sessão desta terça-feira (1), o vereador Zé Lopes (Republicanos) apresentou proposições para solucionar problemas de infraestrutura que afetam moradores de Rio Branco. As demandas incluem a desobstrução de esgoto na Rua Guiomard Santos, no bairro Bosque, e a conclusão da reforma da ponte sobre o Igarapé Redenção, na Estrada Jarbas Passarinho.
A primeira solicitação do vereador trata da desobstrução do esgoto e instalação de nova tubulação na Rua Guiomard Santos, número 82, próximo à Igreja Batista do Bosque. O problema tem causado transtornos aos moradores da região. O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) foram acionados como órgãos responsáveis pela solução.
A outra pauta levantada por Zé Lopes diz respeito à reforma da ponte sobre o Igarapé Redenção, na Estrada Jarbas Passarinho, no km 06 do Loteamento Santa Luzia. A obra, iniciada em 5 de julho de 2024, tinha prazo de seis meses para conclusão, mas, mesmo após nove meses, ainda não foi entregue.
Moradores da região reclamam dos impactos do atraso, principalmente durante o período chuvoso. Segundo relatos, a alternativa de desvio pelo Ramal Belo Horizonte fica intransitável quando chove, deixando a comunidade praticamente isolada. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) é a responsável pela obra.