×

Últimas

Vice-governadora Mailza conhece o maior navio de guerra da América Latina, presente em Belém para reforço da COP30

Em Belém para a COP30, a vice-governadora Mailza Assis visitou na última segunda-feira, 17, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, considerado o maior navio de guerra da América Latina e uma das principais estruturas estratégicas da Marinha do Brasil. A embarcação está atracada em Belém desde setembro para reforçar ações de segurança, logística, monitoramento e apoio humanitário durante o evento climático global.Vice-governadora conheceu instalações do navio NAM Atlântico.

Construído em 1998 e adquirido do Reino Unido em 2018, o NAM Atlântico possui 208 metros de comprimento por 36 de largura, 22 mil toneladas, estrutura equivalente a um prédio de 70 andares, e capacidade para transportar tropas, veículos blindados, helicópteros, equipamentos militares, além de servir como hospital flutuante.Comandante apresentou o Comando da Navegaçãodo navio.

Durante a visita, a vice-governadora conheceu áreas estratégicas, como o Centro de Operações de Combate, Sala Vermelha de Comando e Controle, Centro de Operações da Força Conjunta, Comando da Navegação, Torre de Operações Aéreas e o complexo hospitalar equipado com sala de trauma, raio X, consultório odontológico, leitos e UTI, permitindo atendimentos de emergência e cirurgias a bordo, inclusive em cenários de resgate e desastres climáticos.Navio também conta com complexo hospitalar.

A embarcação reforça o Comando Operacional Conjunto Marajoara, estrutura criada pelo Ministério da Defesa para execução das ações de segurança e defesa da COP30 e para a Operação Atlas. Além de 1050 militares, o navio transportou 435 toneladas de equipamentos, incluindo 83 veículos, sendo 6 blindados, e quatro helicópteros, sendo preparado também para missões de apoio humanitário, operações anfíbias e logística em áreas remotas. Assessoria Secom.