Rio Branco, AC, 27 de dezembro de 2024 18:47
photo-output.jpg

Yamandú Orsi, da esquerda, é eleito presidente do Uruguai ao derrotar conservador e é parabenizado por Lula

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O candidato de centro-esquerda Yamandú Orsi foi eleito presidente do Uruguai no último domingo, 24, após vencer o conservador Álvaro Delgado no segundo turno das eleições. Com 87% das urnas apuradas, Orsi obteve 49,3% dos votos, enquanto Delgado ficou com 46,4%.

Ao reconhecer a derrota, Delgado destacou a resiliência de sua coalizão. “Uma coisa é perder as eleições, e outra é ser derrotado. Não estamos derrotados”, afirmou. Ele ainda parabenizou Orsi pela vitória: “Hoje, podemos parabenizar aquele que venceu por ter a preferência do povo uruguaio, e vamos fazer isso com sinceridade.”

Em seu discurso de vitória, Orsi celebrou a escolha democrática dos uruguaios e reafirmou seu compromisso com a unidade e o progresso do país. Sua eleição marca o retorno da Frente Ampla ao poder, consolidando o partido como uma das principais forças políticas da América Latina.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também comemorou o resultado. Em uma mensagem publicada no X (antigo Twitter), Lula felicitou o novo presidente e o povo uruguaio pela condução democrática do pleito. “Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, escreveu. Lula destacou ainda a importância da vitória para a região: “Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e pela integração regional.”

A eleição de Orsi reflete um momento de renovação política no Uruguai, que retorna ao comando da esquerda após um período de governo conservador.