Na sessão desta terça-feira (8), o vereador Zé Lopes (Republicanos) fez um pronunciamento contundente na Câmara Municipal de Rio Branco ao destacar o agravamento da violência na capital e defender a criação urgente da Guarda Municipal.
O parlamentar cobrou ações efetivas do poder público e reforçou a importância de incluir a proposta no Plano Plurianual (PPA) deste ano. Zé Lopes lembrou que dois pré-candidatos à Prefeitura de Rio Branco se comprometeram com a criação da Guarda.
“Que nós nos organizemos para colocar no PPA deste ano a obrigatoriedade do prefeito de criar a guarda municipal para dar segurança para a nossa população que tanto precisa”, destacou o parlamentar.
Segundo ele, a implementação da Guarda não apenas protegeria o patrimônio público, mas também contribuiria significativamente para a redução da criminalidade. Zé Lopes sugeriu que a presença de guardas no centro da cidade traria mais tranquilidade para comerciantes e consumidores, além de garantir mais segurança nas escolas, coibindo roubos, abusos e o aliciamento de crianças por facções criminosas.
“No centro, vamos dar segurança para as escolas que estão sendo constantemente saqueadas. Eu mesmo fui semana passada no EJORB entregar bola para crianças jogarem futebol e quando eu voltei o vidro da caminhonete do gabinete estava quebrado e levaram meus documentos. Então essa é a realidade, não só da baixada da Sobral, mas de todas as regionais de Rio Branco”, disse Zé Lopes.