A coligação “Produzir para Empregar”, que apoia a candidatura de Sebastião Bocalom à reeleição para a Prefeitura de Rio Branco, entrou com uma ação na Justiça Eleitoral, na última semana para contestar a divulgação de pesquisas eleitorais realizadas pela Agência Delta. No entanto, em uma nova atualização do caso, a coligação retirou a ação.
A informação foi confirmada por Francimar Façanha, o responsável pela agência de pesquisa, nesta quinta-feira (29).
A defesa da coligação teria apontado diversas irregularidades na pesquisa, destacando-se a ordem dos nomes dos candidatos, com Marcus Alexandre (MDB) aparecendo em primeiro lugar em todas as perguntas, o que poderia influenciar as respostas dos eleitores.
A ação também mencionava o uso de dados possivelmente desatualizados, que podem não refletir a realidade atual do eleitorado. Além disso, a coligação questionava a capacidade financeira da Agência Delta para realizar esse tipo de pesquisa.
Na petição, a coligação solicitava que a Justiça Eleitoral exigisse a apresentação de comprovações que demonstrem a conformidade da pesquisa com as normas estabelecidas pela Justiça Eleitoral. Também requeriam a suspensão imediata da divulgação de outras pesquisas pela Agência Delta até que as já realizadas sejam devidamente apuradas.