Rio Branco, AC, 19 de setembro de 2024 08:49
09b517e6-cbc3-413c-b8b0-81dc7a5cd916-1.jpg

Acre lança aplicativo que contabiliza a emissão de carbono; aplicativo pode ser instalado em diversos sistemas

Facebook
Twitter
WhatsApp

O estado do Acre, foi o primeiro estado a lançar um aplicativo que contabiliza a emissão de carbono, conhecido como AC NET ZERO, que faz a medição de carbono de algum turista que venha visitar o estado.

Criado pela Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais (CDSA) S/A, relacionada à Secretaria de Estado da Fazenda, (SEFAZ), o app pode ser baixado tanto no sistemas iOS quanto Android, permitindo que a pessoa possa fazer uma compensação por meio de compras de crédito de carbono.

“O aplicativo traz um conceito inovador. Ele vai permitir aos usuários fazer um cálculo das suas emissões de gás carbônico. Imaginemos uma jornada na qual uma pessoa vem ao estado para visitar ou para realizar alguma missão. E, desde que tomou o avião até chegar em Rio Branco, ele vai poder fazer esse cálculo. Tanto da parte aérea, quanto do transporte interno e da sua estadia também, durante o tempo que ficar no estado. Mas não apenas fica nas pessoas físicas, também há uma opção para pessoas jurídicas”, explica Victor Hugo Rondon, gestor da CDSA, empresa responsável por desenvolver a plataforma.

Assim, em eventos como fóruns e congressos, os organizadores que estejam visitando o Acre podem querer calcular o quanto emitiram de gás carbônico e compensar. Essa compensação pode ser feita com o próprio estoque que o estado tem. Além de que, todos esses recursos que entrarão por conta dessa venda direta , a grande maioria do lucro será destinada para as comunidades tradicionais, para os povos indígenas, no intuito de realizar ações que realmente fazem a diferença.