O programa Pé-de-Meia começou nesta segunda-feira (28), o pagamento de sua nova parcela destinada aos estudantes do ensino médio da rede pública, e segue até a próxima segunda-feira, 4 de novembro. O objetivo do benefício, que atua como uma espécie de poupança escolar, é incentivar a permanência dos estudantes nas escolas, buscando reduzir a evasão escolar e promover a conclusão do ensino médio.
Esta rodada de pagamentos será a segunda parcela para os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio, a terceira para 1 milhão de novos estudantes incluídos no programa em agosto deste ano, e a sétima para os 2,7 milhões de alunos que já fazem parte do Pé-de-Meia.
Para garantir o benefício, os estudantes precisam manter uma frequência mínima de 80% nas aulas do ensino médio. Caso a frequência caia abaixo desse índice em algum mês, o aluno não recebe o pagamento referente ao período em questão, reforçando o objetivo do programa em promover assiduidade e compromisso com a educação.
A Caixa Econômica Federal (CEF) é a responsável pela abertura das contas e pelos depósitos dos valores, utilizando recursos fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O valor é disponibilizado em uma conta poupança vinculada ao aplicativo Caixa Tem, e pode ser movimentado por meio do próprio app, conforme o calendário de nascimento dos estudantes.
Para facilitar o acesso às informações e ao controle do benefício, os estudantes podem acompanhar os depósitos e a situação de seu pagamento pelo aplicativo Jornada do Estudante, desenvolvido pelo Ministério da Educação.
O pagamento ocorre de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos estudantes. Confira o cronograma:
– Janeiro e fevereiro: 28 de outubro
– Março e abril: 29 de outubro
– Maio e junho: 30 de outubro
– Julho e agosto: 31 de outubro
– Setembro e outubro: 1º de novembro
– Novembro e dezembro: 4 de novembro
Fonte: Agência Brasil.