Nos últimos dias, o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (SEICT), Assurbanipal Mesquita, tem vivido um momento delicado após declarações xenofóbicas feitas por sua própria filha viralizarem nas redes sociais. A jovem se referiu de forma preconceituosa ao povo acreano justamente a população que, com o pagamento de impostos, sustenta a estrutura pública e contribui para os lucros e benefícios que garantem o padrão de vida de sua família.
As falas geraram indignação e repercussão negativa em todo o estado, sendo repudiadas por diversas lideranças políticas, sociais e pela população em geral. Ainda assim, Assurbanipal Mesquita vem recebendo uma onda de solidariedade e apoio público de amigos, colegas de governo e da sociedade civil, que reforçam respeito à sua trajetória e à postura de equilíbrio com que vem lidando com a situação.
Em meio à repercussão, o secretário não apenas lamentou o episódio, como também reafirmou o carinho e o compromisso que mantém com o povo acreano ao longo de sua carreira.
Diversas manifestações de apoio chegaram por meio de notas, postagens em redes sociais e declarações de autoridades e lideranças políticas, que destacaram o respeito à história pessoal e profissional do secretário, além de reconhecerem que as falas da jovem não refletem o pensamento ou as atitudes de Assurbanil. Pelo menos é o que aparenta.
Apesar do episódio, o secretário segue à frente da SEICT, conduzindo projetos estratégicos para o fortalecimento econômico do estado, em parceria com o governo Gladson Cameli.