Na sessão desta quarta-feira (23), o vereador João Paulo Silva (Podemos) apresentou um Projeto de Lei (PL) que institui a Política Municipal de Educação Preventiva e de Combate ao Preconceito contra a Hanseníase no município de Rio Branco.
Durante seu discurso, o parlamentar destacou a importância de enfrentar não apenas a doença, mas também o estigma social que a acompanha. “Nós estamos aqui propondo, estou hoje apresentando um projeto que institui a Política Municipal de Educação Preventiva de Combate ao Preconceito Contra a Hanseníase no município de Branco”, afirmou.
A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica que, embora tenha cura, ainda persiste em várias regiões do país, inclusive no Acre. No Brasil, a enfermidade continua sendo um desafio de saúde pública, agravado pelo preconceito, pela desinformação e pelo medo que dificultam o diagnóstico precoce e o sucesso no tratamento.
O projeto agora segue para análise das comissões da Câmara Municipal. Caso aprovado, será um passo importante na luta contra o preconceito e pela valorização da saúde pública em Rio Branco.