Com o Rio Acre atingindo o nível de 17 metros e 84 centímetros, na última atualização da Prefeitura Municipal de Rio Branco (PMRB), nesta terça-feira (5), 17 mil famílias foram afetadas pela cheia do Rio Acre com um total de 70 mil pessoas.
O Parque de Exposições tornou-se um refúgio para 829 famílias, totalizando 3.316 pessoas. Com a instalação de 870 boxes, a administração municipal busca oferecer condições dignas aos afetados.
Além disso, dez escolas foram designadas como abrigos, acolhendo famílias em situação de vulnerabilidade. Destaque para a Escola Chico Mendes, exclusiva para famílias com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), abrigando no total de 184 famílias e 563 pessoas.
Segundo a prefeitura, o número total de desabrigados na capital acreana é assustador, com 1.013 famílias e 3.867 pessoas buscando abrigo e assistência. A situação se agrava, com as enchentes atingindo 45 bairros e 23 comunidades rurais.
A PMRB está mobilizando esforços para prestar assistência imediata aos atingidos, e implementar medidas emergenciais diante dessa crise sem precedentes.