
Ex-atriz da Globo e lenda da comédia, Berta Loran morre aos 99 anos
A ex-atriz da Globo e um dos nomes mais importantes do humor brasileiro, Berta Loran, morreu nesta segunda-feira (29), aos 99 anos, em um hospital particular no Rio de Janeiro, após um período de internação.
A artista, lendária por seus papéis em programas como A Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total, teve a causa da morte não divulgada.
Nascida em Varsóvia, na Polônia, como Basza Ajs, Berta imigrou para o Brasil aos nove anos com sua família judia, fugindo do Holocausto e do regime nazista. Foi no Rio de Janeiro, onde adotou o nome Berta Loran, que ela iniciou sua trajetória artística, primeiro em clubes da comunidade judaica, formando a dupla Berta e Bela Ais com a irmã. A atriz se popularizou a partir dos anos 1950, estreando no teatro de revista, sua grande paixão.
Sua carreira na televisão ganhou notoriedade após ser contratada pela Globo a convite de Boni. Seu rosto ficou marcado em humorísticos icônicos, como Balança, Mas Não Cai, Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total. Um dos seus trabalhos de maior relevância foi em Faça Humor, Não Faça Guerra (1971-1973), programa que revolucionou a maneira de fazer comédia na TV, introduzindo um tom mais naturalista ao lado de Jô Soares e Renato Corte Real.
Na Escolinha, sua parceria com Chico Anysio rendeu personagens marcantes, como Manuela D’Além Mar e, posteriormente, Sara Rebeca.
Além do humor, Berta Loran também atuou na dramaturgia, estreando na novela Amor com Amor se Paga (1984) e participando de projetos como a minissérie Chiquinha Gonzaga e a novela Cama de Gato.
Seu último trabalho na TV foi em A Dona do Pedaço (2019). Nos últimos anos, a atriz se afastou dos holofotes, evitando aparições públicas. Berta Loran completaria 100 anos em março de 2026.