×

Últimas

Ministro da Educação garante: Enem 2025 não será anulado

O ministro da Educação, Camilo Santana, garantiu na última sexta-feira (21) que a edição 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será cancelada.

O anúncio foi feito em uma publicação na rede social Instagram, após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anular três questões da prova e acionar a Polícia Federal (PF) para investigar um esquema de vazamento.

A anulação das questões ocorreu após o portal g1 revelar uma transmissão ao vivo (live) na qual um universitário apresentou questões muito semelhantes a, pelo menos, cinco perguntas que estavam na avaliação oficial.

Segundo o ministro, a decisão de anular as três questões consideradas “antecipadas” foi técnica, visando a prevenção e a isonomia entre os estudantes, para evitar prejuízos aos participantes. Camilo Santana classificou o esquema revelado como “um caso de polícia”.

O ministro também destacou o esquema de segurança utilizado na aplicação da prova. Pela primeira vez, o Enem contou com detetores de metais em todas as 120 mil salas de aplicação. O exame mobilizou 585 mil pessoas e registrou quase 5 milhões de inscritos.

Os dois gabaritos da avaliação já foram divulgados e a previsão de que o resultado final seja anunciado em janeiro foi mantida.