CRM do Acre oficializa ingresso de 70 novos médicos na profissão
Setenta novos médicos, a maior turma já formada em uma instituição de ensino superior no Acre, receberam a Carteira Profissional de Médico, em uma cerimônia realizada esta semana no auditório do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM/AC).
A 11ª Turma Dr. Marcos Pimenta/Uninorte é composta por 83% de acreanos, totalizando 58 profissionais, e os 12 restantes são oriundos de outros estados do Brasil.
O grande número de profissionais é visto como um fato positivo para a proporção médico por habitante no estado.
O Departamento de Ensino e Pesquisa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) destacou a importância de formar profissionais que vivenciaram a realidade local, já que os estudantes realizaram suas práticas médicas em unidades de saúde do estado, como Maternidade Bárbara Heliodora, Huerb, Fundhacre, Samu, Hospital do Idoso, Hospital Oncológico e centros de saúde.
A Sesacre manifestou a expectativa de que a maioria desses novos médicos exerça a profissão no Acre, o que representaria um ganho significativo para a saúde pública e a população.
A coordenadora do curso de medicina da Uninorte, Rita Uchôa, reconheceu a turma como a maior e mais desafiadora já iniciada no internato da instituição, e enfatizou que os formandos carregam a identidade de terem iniciado sua jornada de formação no primeiro semestre de 2020, durante a pandemia de covid-19.
O presidente do CRM/AC, Thadeu Moura, parabenizou os novos colegas, enfatizando a importância da boa formação e do cumprimento do código de ética na medicina.