Inauguração de unidade de beneficiamento de café, presença em feira internacional e cursos gratuitos fortalecem ambiente de negócios no Acre
Com uma agenda voltada para o fortalecimento da economia regional, o governo do Acre, por meio da Agência de Negócios (Anac) tem intensificado ações com foco no acesso à qualificação profissional e ampliação do comércio internacional.
Entre as iniciativas de destaque ao longo de 2025 estão a inauguração da primeira unidade beneficiadora de café da região do Juruá, a participação na Expoalimentaria 2025, no Peru uma das maiores feiras de alimentos da América Latina, e o oferecimento de cursos gratuitos de qualificação em Rio Branco e interior do estado.Governador Gladson Camelí destaca importância da unidade de beneficiamento de café em Cruzeiro para fortalecer a economia na região.
Estímulo à produção
Em Cruzeiro do Sul, a entrega da primeira unidade de beneficiamento de café no município, em outubro, foi significativa para os produtores do Vale do Juruá. Resultado da parceria entre a Anac e a empresa Manave Comércio e Indústria de Beneficiamento de Café viabiliza, atualmente, o processamento local dos grãos, agregando valor ao produto e possibilitando a comercialização com maior qualidade e competitividade.
Com capacidade de beneficiamento de 3.500 sacas de café em 2025, a projeção é de atingir 7.700 sacas já no próximo ano. O investimento total na operação chega a R$ 4 milhões, com predominância de capital privado. Assessoria Secom.