Bolsonaro deve passar por endoscopia nesta quarta-feira para avaliar refluxo gastroesofágico
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ser submetido a uma endoscopia nesta quarta-feira (31), véspera de Ano-Novo, como parte do acompanhamento médico realizado no hospital DF Star, em Brasília. A informação foi divulgada pela equipe médica na terça-feira (30), após a realização de um reforço no bloqueio do nervo frênico, procedimento adotado para amenizar as crises persistentes de soluço.
A endoscopia é um exame utilizado para observar diretamente o interior do sistema digestivo e, no caso de Bolsonaro, servirá para avaliar um possível quadro de refluxo gastroesofágico. Caso seja realizada, esta será a quinta intervenção médica desde a internação do ex-presidente, ocorrida na última quarta-feira (24), véspera de Natal.
O bloqueio do nervo frênico é um procedimento de radiointervenção feito com anestesia local, cujo efeito dura entre 12 e 18 horas, segundo os médicos. A técnica consiste na aplicação de anestésico próximo a nervos específicos para bloquear sinais responsáveis por contrações involuntárias do diafragma, com o objetivo de controlar os soluços. Após o procedimento, Bolsonaro permanece internado para observação e acompanhamento da evolução clínica.
Depois da intervenção realizada na segunda-feira (29), a equipe médica informou que o ex-presidente apresentou uma crise de hipertensão, mas manteve quadro estável. Os profissionais também relataram que, antes da nova cirurgia, Bolsonaro apresentava cerca de 50 episódios de apneia do sono por hora, o que motivou a adoção de novas medidas terapêuticas.
Ainda segundo os médicos, a previsão é de que Bolsonaro passe o Réveillon internado, com possibilidade de alta hospitalar em 1º de janeiro, caso a evolução clínica ocorra dentro do esperado.
Apesar do boletim médico, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou, por meio das redes sociais, que o ex-presidente foi submetido a um novo procedimento cirúrgico na terça-feira (30), descrito como um reforço no bloqueio do nervo frênico, também voltado ao tratamento das crises de soluço.