O governo do estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), implementou uma série de melhorias em seus recursos de radioterapia, resultando em avanços no tratamento oncológico. Com o novo investimento em um moderno aparelho de radioterapia, os pacientes agora desfrutam de um tratamento mais rápido e eficiente.
Com as recentes atualizações, o tempo de permanência dos pacientes durante as sessões de radioterapia foi reduzido, passando de cinco minutos para, no máximo, dois minutos. Além disso, o acelerador linear na sua capacidade de atendimento diário, aumentou de 70 para até 120 pessoas. Essas melhorias foram possíveis graças à um investimento superior a R$ 5 milhões.
Essa inovação tecnológica permite que pacientes que antes seguiam protocolos radioterápicos de 15 dias, como no caso de mulheres em tratamento contra o câncer de mama, possam concluir seus procedimentos em apenas cinco sessões.
O equipamento responsável por essas melhorias, um acelerador linear avaliado em R$ 13 milhões, é o único desse porte em todo o estado. Aproximadamente 70% dos pacientes em tratamento na unidade utilizam a radioterapia em algum momento de seu tratamento.