Em entrevista ao Se Liga Cidade, o vereador eleito , André Kamai (PT), explicou seu trabalho com os jovens em secretarias de Rio Branco, além da sua visão sobre o jovem acreano.
“Eu fui secretário de juventude, tanto na prefeitura, quanto no governo do estado, no governo do Binho e também na prefeitura com o Angelim. A gente criou, nós criamos naquela época o fórum estadual de juventude, criamos o conselho estadual de juventude, criamos a secretaria e o conselho municipal de juventude, tinham os centros de juventude, um conjunto de coisas, mas quando eu olho pra essa possibilidade agora, eu acho assim, a gente naquele período em que a gente deixou de ter uma política de juventude. De olhar o jovem como um agente estratégico do desenvolvimento”, explica o vereador.
O vereador afirmou que todos os jovens tem o direito de escolher o que fazer com a sua vida, e que o principal problema é a falta de auxílio de políticas públicas para dar esse apoio ao jovem e inseri-lo no mundo do trabalho.
“Você tem o direito e o tempo de escolher, o problema, a questão é que você precisa ter um conjunto de políticas que te dê condições de fazer essa escolha, de fazer essas experimentações, entendeu? Então o jovem precisa ter a garantia do direito de ir pra escola, a garantia do direito de ir pra universidade, a possibilidade de entrar no mundo de trabalho ”, afirma André.