Rio Branco, AC, 29 de maio de 2024 14:10

Com investimento superior a R$ 635 mil, governo fortalece saúde com repasse de equipamentos à Fundhacre

Facebook
Twitter
WhatsApp

Com o objetivo de melhorar as redes de cuidados e fortalecer as estruturas das unidades de saúde, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou uma importante iniciativa para aprimorar o atendimento e as condições de trabalho na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).

Na tarde desta sexta-feira, 12, foi realizado a entrega de novos equipamentos ao complexo hospitalar, visando  aprimorar a assistência aos pacientes e também proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores. O repasse vai garantir, ainda, a implantação de novos leitos de UTI, além da abertura de duas novas salas cirúrgicas que estavam fechadas.

Entre os itens entregues destacam-se seis macas de transporte, noves monitores multiparametro, um ventilador de transporte, seis bombas de infusão, dois carros de emergência, três desfibriladores, dois ventiladores pulmonares, uma torre de vídeo, dois carros de anestesia, dois focos cirúrgicos fixo que devem ser destinados ao centro cirúrgico, UTI e enfermarias da Fundhacre.

Juntos, os equipamentos ultrapassam o valor de 635 mil reais. Foto: Gleison Luz/Fundhacre.

Juntos, os investimentos ultrapassam o valor de R$ 635 mil. Com esses novos recursos, a capacidade de realizar procedimentos cirúrgicos e oferecer tratamentos adequados aos pacientes é reforçada, contribuindo para a avanço do serviço de saúde no estado.

A presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza, ressaltou a importância desses novos equipamentos para fortalecer o serviço de saúde na unidade. “Estamos muito felizes com essa entrega de hoje, pois com isso, vamos conseguir abrir duas salas cirúrgicas que estavam fechadas, equipar uma sala de RPA (recuperação pós anestésico) que só tinha dois leitos e aumentar a nossa UTI de seis pra nove leitos, então é um trabalho muito positivo. Os profissionais também anseiam pela saúde do paciente. Quero em nome do governador dizer muito obrigado ao secretário de Saúde Pedro Pascoal e toda a equipe da saúde porque o nosso paciente vai ser melhor atendido com esse reforço. É uma semana de muitas realizações”, destacou.

O centro cirúrgico da Fundhacre realiza cirurgias eletivas e de urgência de pacientes internados, atende usuários de todo o Acre e também de outros estados, tendo realizado cerca de 300 procedimentos por mês.

O secretário de saúde, Pedro Pascoal, enfatiza que o intuito é tornar rotina, ações como essa. “Estamos cumprindo com nossa obrigação, que é trazer assistência ao paciente. A nossa intenção é fortalecer a unidade, por meio de estrutura, atendimento e novos equipamentos”.

O centro cirúrgico atende nas especialidades de Cirurgia-Geral, Cabeça e Pescoço, Bariátrica, Ginecologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Buco maxilofacial, Neurologia, Ortopedia, Pediatria, Plástica, Torácica, Urologia, Vascular e Oftalmologia.

O promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior, que atua na 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde do Ministério Público do Estado (MPAC), destacou: “Com a entrega desses equipamentos, tenho certeza que iremos alcançar não somente o que almejamos, que é diminuir a fila de demanda reprimida, mas também diminuir o tempo de espera dos pacientes que aguardam procedimentos”.

A entrega desses equipamentos reflete o comprometimento do governo em promover a excelência no atendimento hospitalar, garantindo que a população tenha acesso a serviços de saúde de qualidade e que os profissionais possam desempenhar suas funções de forma eficaz. Essa medida reafirma o empenho em fortalecer o sistema de saúde do Acre e proporcionar melhores condições de vida para todos os cidadãos.