Rio Branco, AC, 22 de julho de 2024 08:56

FAPAC apresenta editais do Programa Pró-Infra da Finep com investimento de 1,2 bilhão para pesquisas

Facebook
Twitter
WhatsApp

Na última quinta-feira (18), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (FAPAC) divulgou os editais do programa Pró-Infra da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), destinados à instituições de ensino superior e empreendedores em busca de apoio financeiro para pesquisas. Um aporte de 1,2 bilhão será disponibilizado em todo o país pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O presidente da FAPAC, Moisés Diniz, revelou que a região norte será beneficiada com R$ 400 milhões destinados a projetos de pesquisa. Diniz ressaltou, que o acesso a esse recurso dependerá da apresentação de projetos de instalação, renovação ou modernização de laboratórios, visando a formação de um banco de excelência.

“O recurso vai depender da mobilização das instituições; vai-se apresentar um projeto de instalação, renovação ou modernização de um laboratório para que esse recurso possa ser acessado e, com isso, queremos montar um banco de excelência”, destacou o presidente.

Os editais têm como propósito fortalecer centros de pesquisa científica e tecnológica, combinando o financiamento à infraestrutura necessária para o desenvolvimento de projetos em cinco áreas temáticas: transição energética, transição ecológica, transformação digital, saúde e defesa.

Shirley Marçal, Coordenadora de Inovação Tecnológica da FAPAC, destacou a importância de criar uma cultura de acesso a esses recursos entre empreendedores e pesquisadores, reunindo mesmo durante as férias para divulgar as informações. Ela ressaltou que as pesquisas desenvolvidas no Acre têm enfoque comunitário, aumentando as chances de contemplação na distribuição do recurso.