×

Últimas

Jornal Nacional destaca condenação de Bolsonaro a 27 anos pelo Supremo

O Supremo Tribunal Federal condenou na última quinta-feira (11) o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime inicialmente fechado, por crimes ligados à tentativa de golpe de Estado e à abolição violenta do Estado democrático de direito. A decisão inédita abriu a edição do Jornal Nacional e foi tratada como um marco da Justiça brasileira.

Logo na escalada, os apresentadores destacaram: “É a primeira vez na história do país que um ex-presidente da República é condenado por tentativa de golpe de Estado”.

Bolsonaro foi considerado culpado por:

tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado.

A condenação foi confirmada após voto do ministro Cristiano Zanin, que consolidou a maioria no Supremo.

O Jornal Nacional dedicou longa reportagem ao julgamento. O noticiário explicou cada um dos votos dos ministros, mostrou imagens do plenário do STF e relembrou episódios que antecederam os atos de 8 de janeiro de 2023. Também foram citadas as penas aplicadas a aliados do ex-presidente, julgados no mesmo processo.