Médico do Samu descreve múltiplas perfurações em detento morto a golpes de estoque no presídio de Rio Branco
O detento Marcelo Ferreira da Cunha, de 33 anos, foi morto a golpes de estoque na noite deste sábado (15) dentro da cela 117 do pavilhão B do Complexo Prisional Dr. Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco. A morte ocorreu após uma suposta desavença na cela, que era dividida por ele e outros cinco reeducandos.
Após o crime, policiais penais retiraram os detentos do local e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A viatura 01 de suporte avançado foi enviada para o atendimento.
O médico plantonista do Samu que participou da ocorrência descreveu as lesões encontradas. Segundo ele, a equipe foi acionada para um atendimento dentro da FOC, onde havia um paciente alojado no bloco B, vítima de múltiplos ferimentos puntiformes causados por uma faca caseira confeccionada no presídio.
Ainda conforme relato do médico, o detento apresentava perfurações principalmente no tórax e no abdômen, características típicas de ataques com estoque — arma artesanal muito usada em conflitos dentro de unidades prisionais. O profissional confirmou que a vítima já se encontrava sem vida quando a equipe chegou ao local.
“Foi vítima de múltiplos ferimentos putiformes com faca caseira confeccionada no presídio, perfurações em tórax e abdômen, aparentemente”, disse.
Após a constatação do óbito, o caso ficou sob responsabilidade da Polícia Civil. Investigadores da Equipe de Pronto Emprego (EPE) estiveram no presídio para coletar informações e dar início às apurações. O Instituto Médico Legal (IML) realizou os procedimentos de perícia e a remoção do corpo.