Na 6ª noite da Expoacre 2024, realizada nesta quinta-feira (5), o Alerta Cidade visitou a barraca Joias da Floresta para conhecer de perto o trabalho de personalização de joias feitas com produtos naturais do estado.
A iniciativa é liderada por César Farias, um artesão que vem se destacando pela criação de peças únicas, utilizando materiais como bambu e sementes da região.
César, idealizador da marca Joias da Floresta, conta que sua paixão pela criação de joias começou ainda jovem, em um ateliê localizado no bairro 6 de Agosto, em Rio Branco. Aos 20 anos, ele decidiu inovar ao misturar metais nobres, como ouro e prata, com sementes naturais. A princípio, sua ideia foi vista como algo excêntrico, mas ele perseverou e levou suas criações para mercados internacionais, como Londres, Barcelona e Argentina.
“A partir dos meus 20 anos, e u comecei na época a misturar metais nobres, ou e prata e sementes. E o povo queria me internar,achando que eu estava doido e eu ia vender na Angentina, Barcelona, Londres. Eu venho desenvolvendo um técnica que é trabalhar com o bambu, e estou muito feliz com esse novo trabalho”, afirmou César.