O Aquiri Shopping foi inaugurado em dezembro de 2020 e, pelo menos, na época, cerca de 480 camelôs que trabalhavam no Calçadão da Benjamin Constant, foram transferidos para à nova estrutura. Com a saída da administração pública, os comerciantes deixaram de ser permissionários e se tornaram locatários, ou seja, pagam aluguel.
Devido à pandemia, os comerciantes só começaram a pagar taxas mensais pelos boxes alugados, no início de 2022. Os valores variam de R$ 195 a R$ 300, dependendo do tamanho do espaço ocupado. No entanto, a alteração do sistema de administração com o intuito de otimizar o centro comercial, não logrou muito êxito pois os empreendedores seguem com diversas demandas que não são solucionadas.
Com paredes sujas, pisos quebrados, lixo em algumas das entradas do Aquiri Shopping e capim com areia, os empreendedores locais se desdobram para divulgarem seus serviços e produtos com o intuito de conseguir pelo menos arcar com os custos de permanência no local, que incluem não apenas o aluguel, como também taxa de condomínio e o fornecimento de energia elétrica.
Economia
Entre todas as 27 unidades da federação, o Acre foi o que mais se destacou, ao encerrar o terceiro trimestre de 2023 com a menor taxa de desemprego do Brasil. O índice registrado no período foi de 6,2%, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O percentual é, ainda, o mais baixo dos últimos 11 anos, quando teve início a série histórica. Desde fevereiro, o Acre apresenta saldo positivo na geração de empregos. O acumulado de janeiro até outubro de 2023 já chega a 4.671 vagas com carteira assinada criadas em todo o estado. No entanto, parece que tal desenvolvimento ainda não é o suficiente para que aqueça de fato a economia municipal, principalmente no quesito do aumento da procura para os produtos e serviços ofertados no Aquiri Shopping.
Versão do Aquiri Shopping
O Alerta Cidade entrou em contato com a administração do Aquiri Shopping, por meio da senhora Antonina Campos, que nos deu a seguinte declaração.
“Com relação aos pisos quebrados e as paredes que estão sujas, já será realizado o devido reparo, o mesmo ainda não foi realizado antes devido à movimentação de final de ano e as constantes pausas custosas do reparo por parte da empresa construtora. Em questão dos pisos, reparos constantes são realizados, mas infelizmente é frequente a quebra dos mesmos devido a má compactação do contra piso na obra original do prédio, cabe destacar que até o presente momento reforma ou reparo estrutural não está a cargo da concessionária ELIT PARTICIPAÇÃO E PATRIMÔNIO LTDA, visto que o prédio tem garantia de 5 anos desde a sua construção, o mesmo deveria ter sido entregue para à concessionária com pintura, pisos e avarias revitalizados.
Com relação ao mato com areia em uma das entradas, já foi realizada a manutenção.
Apesar dos desafios enfrentados, como o elevado índice de inadimplência. Seguimos realizando algumas melhorias. Abaixo, destacamos algumas:
Instalação de câmeras no pavimento térreo. A implementação de sistemas de segurança, como câmeras, é fundamental para garantir um ambiente seguro para lojistas e clientes. Instalação dos toldos nas laterais dos 03 pavimentos. Os toldos proporcionam não apenas proteção contra as condições climáticas, mas também adicionam um aspecto estético e convidativo ao shopping. Essa iniciativa contribui para o conforto dos frequentadores. Abertura de mais portões de acesso. A ampliação dos acessos pode facilitar a circulação de pessoas, melhorando a experiência de visitantes e, consequentemente, estimulando o fluxo de clientes. Projeto para a aprovação do estacionamento para clientes. A disponibilidade de estacionamento é um fator importante para atrair público, e estamos aguardando ansiosos para ver o projeto aprovado e implementado, beneficiando tanto lojistas quanto visitantes. Assim como o sorteio de uma moto e promoções. Iniciativas como sorteios e promoções contribuem significativamente para impulsionar as vendas e criar engajamento com o público.
Essas ações demonstram criatividade e esforço para estimular e movimentar o comércio do shopping.
A chegada da primeira Loja Container da Cacau Show no Acre. A inclusão de uma loja renomada como a Cacau Show, especialmente em um formato inovador como a Loja Container, certamente atrairá a atenção de consumidores, enriquecendo o mix de lojas do shopping.
Instalação de caixa 24h e publicidade na TV. Facilitar o acesso a serviços bancários e investir em publicidade são estratégias acertadas para promover o shopping e oferecer comodidade aos clientes”, pontuou Antonina.