
Projeto Cidadão leva saúde, justiça e serviços sociais a Manoel Urbano com grande procura da população
Durante dois dias, Manoel Urbano recebeu uma edição do Projeto Cidadão, que movimentou a cidade com atendimentos de saúde, serviços jurídicos e assistência social. A ação foi realizada na Escola Nazira Anute de Lima, que se transformou em um verdadeiro centro de cidadania nos dias 10 e 11 de setembro.
Moradores de áreas rurais, ribeirinhas e indígenas foram os principais beneficiados. Entre os serviços mais procurados estavam os oferecidos pela Coordenadoria de Bem-Estar e Saúde (Cobes), como testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis, aferição da pressão arterial, vacinas e atendimentos psicológicos, fisioterapêuticos e nutricionais.
A doméstica Maria de Fátima Moreira, de 53 anos, aproveitou a oportunidade para consultar o clínico geral. “Já participei de outras ações, mas com serviços de saúde foi a primeira vez. Nota mil! Facilita muito para quem mora aqui”, contou.
A moradora Naiciana Régio, de 33 anos, também destacou a importância do atendimento. Ela levou as filhas gêmeas de 2 anos, Natalie e Nicole. “É bom, principalmente para quem mora na zona rural. Hoje eu precisava do clínico geral e consegui ser atendida rápido”, disse.
Segundo a coordenadora da Cobes, Dala Nogueira, a participação do órgão nos mutirões busca trabalhar prevenção de doenças e promoção da saúde.
Além da área médica, o Projeto Cidadão disponibilizou mais de 100 serviços, incluindo emissão de RG, CPF, certidões de nascimento e casamento, título de eleitor, carteira de trabalho, orientação jurídica, regularização fundiária, atualização no CadÚnico, concessão de crédito rural e até a entrega de peças de roupas.
A coordenadora de Apoio aos Projetos Sociais do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Isnailda Silva, explicou que a escolha de Manoel Urbano foi estratégica. “O município concentra produtores rurais, indígenas e pessoas em situação de vulnerabilidade. O Projeto funciona como porta de entrada para políticas públicas de saúde, assistência, habitação e educação”, destacou.
O encerramento da programação foi marcado pelo casamento coletivo de 48 casais, que aconteceu na noite de ontem quinta-feira (11), na Quadra Poliesportiva Almiro Ferreira de Souza. A cerimônia foi conduzida pelo juiz de Direito da Comarca de Manoel Urbano, Zacarias Neto.
O Projeto Cidadão contou com apoio do MPAC, TRE-AC, Defensoria Pública, Incra, Receita Federal, Prefeitura de Manoel Urbano, Cartório local e do governo do Acre, por meio do programa Juntos pelo Acre.