Rio Branco, AC, 8 de outubro de 2024 09:59
img_9348-1.jpg

Promotor diz que números de pessoas em situação de rua são oriundos do CadÚnico e que não refletem a realidade de Rio Branco

Facebook
Twitter
WhatsApp

Durante entrevista ao programa Se Liga Cidade, o promotor de Justiça Thales Ferreira abordou os números recentemente divulgados pelo Observatório de Pessoas em Situação de Rua, que apontam a existência de 412 pessoas em situação de rua no estado do Acre, cuja população é de quase 1 milhão de habitantes. No entanto, Thales Ferreira alertou que esses números não representam com precisão a realidade da capital Rio Branco.

Segundo o promotor, os dados apresentados são baseados em informações oriundas do Cadastro Único Para Programas Sociais (CadÚnico) e não de um levantamento exclusivo para essa população específica. 

“Esses números são números provisórios, muitas vezes subestimados, provenientes do Cadúnico, do número de pessoas que recebem bolsa família, que recebem alguma assistência do governo, pessoas que passaram pelo SUS”, afirmou.

Ele destacou que essas estatísticas englobam pessoas cadastradas em programas sociais, como o Bolsa Família, ou que utilizaram o Sistema Único de Saúde (SUS), e que não refletem a realidade das cidades. 

“É uma interconexão de pessoas que são usuárias dos serviços públicos e eles chegaram nesse número de 412, mas a gente sabe que não é um número real, um número que reflete a realidade das cidades brasileiras, não só de Rio Branco, mas as cidades brasileiro como um todo”, disse o promotor.