Rio Branco, AC, 22 de julho de 2024 10:12

Saúde: Acre tem autorização renovada para transplantes de fígado e continua sendo o único Estado da região Norte a realizar o serviço de transplante

Facebook
Twitter
WhatsApp

Durante o ano de 2023, o Estado do Acre obteve um resultado significativo na área da saúde, atingindo o recorde de transplantes de fígado. Na última sexta-feira (05), por meio do Diário Oficial da União, o Estado ganhou renovação pelo Ministério da Saúde (MS) para a realização de novos transplantes.

Em um período de um ano, o Estado realizou 18 procedimentos, totalizado 80 transplantes desde o início do programa, ainda em 2014. Com esses resultados, o Acre atingiu o pódio de 4º lugar como Estado que mais realiza procedimentos de transplante de fígado por milhão de habitantes.

O serviço de transplante hepático é feito pela Fundação Hospitalar Estadual do Acre (FUNDHACRE), e de acordo com a Coordenadora de Transplantes Valéria Monteiro, a renovação para a realização desses procedimentos significa que o hospital possui condições para a realização.

“Essa portaria é um reconhecimento do Ministério da Saúde, atestando que o hospital está habilitado e tem todas as condições necessárias para continuar realizando o transplante”, destacou a Coordenadora.