Faltando um pouco mais de um mês para o fechamento do cadastro eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) amplia a oferta de serviços ao eleitor. A estratégia busca alcançar uma maior quantidade de pessoas, que têm até o dia 8 de maio para regularizar a situação eleitoral.
Além do atendimento nos cartórios eleitorais e postos de atendimento eleitorais (das 7h às 14h) de todo o estado, o cidadão pode ter acesso aos serviços eleitorais nas OCAs de Rio Branco, Xapuri e Cruzeiro do Sul, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Rota da Cidadania
A ação itinerante do Programa Rota da Cidadania atendeu centenas de pessoas no mês de março e continua com extensa agenda em abril, confira:
06 de abril: Rio Branco – Escola Frei Heitor Maria (BR 364, Km 08, Rua Maria Elza Castelo, s/n, Bairro Cidade do Povo);
08 e 09 de abril: Rio Branco – IFAC – Campus Xavier Maia (Av. Brasil, nº 920, Bairro Xavier Maia);
11 de abril: Senador Guiomard – Escola Maria Auxiliadora Cunha Queiroz (BR 364, Km 80, Ramal Nabor Júnior Km 10);
12 e 13 de abril: Porto Acre – Escola Estadual União e Progresso (BR 317, Km 72 – Projeto Caquetá);
15 de abril: Escola São Pedro I (Estrada do Amapá, Ramal da Piçarreira, km 14, Benfica)
Mutirão de atendimento ao eleitor
Como de costume, a Justiça Eleitoral promoverá um mutirão de atendimento ao eleitor, em Rio Branco, no período de 1º a 8 de maio, no Ginásio do SESC – Bosque. Dentre os serviços a serem prestados, inclui emissão do primeiro título, revisão, transferência de domicílio eleitoral e expedição de segunda via do título de eleitor, além de emissão de certidões, guias para pagamento de multas eleitorais, consulta da situação eleitoral e coleta biométrica.
“Nossa orientação é de que as pessoas não deixem para a última hora, para evitar transtornos e aglomerações. A democracia só é plena com a participação de todos”, alerta o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto.
Fechamento do Cadastro Eleitoral
Eleitoras e eleitores podem regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais até 8 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das Eleições Municipais deste ano – conforme Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – art. 91), que prevê o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito.