Rio Branco, AC, 21 de abril de 2024 07:07

Tremor sísmico volta a ser registrado em Tarauacá, mas sem danos na cidade

Facebook
Twitter
WhatsApp

O município de Tarauacá, localizado no interior do Acre, enfrentou mais um episódio de abalo sísmico na madrugada deste domingo, 28. O tremor, com magnitude de 6,5, ocorreu oito dias após um evento semelhante de magnitude 6,6 ser registrado na região, conforme dados divulgados pela Agência de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS).

O evento sísmico teve seu epicentro situado a uma profundidade de 609,5 km, encontrando-se a 66 km da zona urbana de Tarauacá. Autoridades afirmam que, apesar da magnitude expressiva, a profundidade em que ocorreu minimizou o risco de danos significativos à superfície.

O governo do Estado do Acre está ativamente monitorando a situação por meio da Defesa Civil, que, até o momento, não registrou relatos de abalos na cidade. A população e o Estado, no entanto, permanecem em alerta devido à recorrência desses eventos nas últimas semanas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Batista: “Devido a grande profundidade onde foi o epicentro desse terremoto, ele quase nao é sentido na superfície, mesmo tendo alguns relatos da população. Não houve danos, nem emergências, mas estamos mantendo o monitoramento da região”. 

Este segundo terremoto adiciona-se à lista dos maiores já documentados no Brasil. Em janeiro de 2019, Tarauacá experimentou um abalo sísmico de magnitude 6,8, conforme informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).