Rio Branco, AC, 8 de outubro de 2024 08:43
4166d1fe-ad7b-410a-a96e-892ed3a9039e-1.jpg

Vereador Samir Bestene solicita ampliação de horários em unidades de saúde para combater superlotação em Rio Branco

Facebook
Twitter
WhatsApp

Na sessão desta quarta-feira (14), o vereador Samir Bestene (PP) trouxe como problemática na Câmara Municipal de Rio Branco (CMRB), a  crescente superlotação das Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs) na capital. Em meio ao aumento significativo de casos de doenças respiratórias, o vereador sugeriu a ampliação do funcionamento das unidades para um terceiro turno, como medida necessária para desafogar o sistema de saúde.

Bestene destacou que, durante o verão, a situação se agrava devido às queimadas, que afetam a qualidade do ar e sobrecarregam os serviços de saúde. 

“Estamos no verão, e em todo verão, entra verão e sai verão e a gente sempre sofre com as queimadas aqui na nossa cidade. A qualidade do ar aqui da nossa capital cada vez piora. E a gente vê que é impossível para o setor de fiscalização dar conta dessa queimadas”, afirmou o vereador.

O parlamentar pontuou que o problema é agravado pelas mudanças climáticas e a alta concentração de poluentes no ar, que levam ao aumento de doenças como gripes e crises respiratórias. De acordo com Bestene, os atendimentos nas unidades de saúde já não estão conseguindo dar conta da demandas

Ele citou um exemplo específico ocorrido na manhã desta quarta-feira (14), onde pacientes enfrentaram uma fila gigantesca na URAP Barral y Barral, tentando obter atendimento para doenças respiratórias comuns nesta época do ano.

“A gente vem nessa tribuna, solicitar ao Secretário Municipal de Saúde que possa abrir um terceiro turno de algumas URAPs”, disse o vereador, reforçando que essa medida seria crucial para melhorar o acesso aos serviços de saúde.