×

Últimas

Mesmo com diversas reclamações sobre o transporte público, Prefeitura de Rio Branco renova contrato emergencial com a RICCO Transportes

Em meio a um cenário de insatisfação dos usuários e diversas reclamações sobre o serviço de transporte público, a Prefeitura de Rio Branco decidiu renovar por mais seis meses o contrato emergencial com a empresa Ricco Transportes e Turismo, responsável pela operação do transporte coletivo na capital acreana.

O vínculo anterior havia sido firmado em agosto de 2025 e venceu no início deste mês. A renovação do contrato teria provocado alguns impasses internos na gestão municipal e causado a saída do então superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas.

Atualmente, o sistema de transporte coletivo funciona sob um modelo de subsídio aprovado em setembro do ano passado pela Câmara Municipal de Rio Branco. Na ocasião, os vereadores autorizaram, por 14 votos a 5, um aumento de 38% no repasse público destinado ao setor.

À época, o projeto estimou um impacto financeiro de R$ 7,4 milhões no orçamento municipal, considerando o período entre junho e dezembro de 2025. Mesmo com o reforço financeiro, o serviço segue sendo alvo de críticas por parte da população de Rio Branco, especialmente quanto à qualidade, regularidade e lotação dos ônibus.