Rio Branco, AC, 14 de abril de 2024 22:49

Avanço no tratamento do HIV: Medicamento Dovato é incorporado ao SUS no Acre

Facebook
Twitter
WhatsApp

A saúde do Estado do Acre ganhou um novo avanço na luta contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV). O medicamento Dovato, foi inserido no Sistema Único de Saúde (SUS) do Acre, para o tratamento em pacientes com HIV, uma inovação que consiste na combinação dos antirretrovirais dolutegravir e lamivudina, já disponíveis no SUS, em um único comprimido diário.

A primeira remessa de aproximadamente 7.500 comprimidos já chegou no Acre, e a distribuição está em andamento no Serviço de Assistência Especializada (SAE). Antes, o tratamento do HIV envolvia complexas combinações de medicamentos de diversas classes, mas agora, com o Dovato, os pacientes desfrutam da praticidade de uma dose única diária.

Segundo o Ministério da Saúde (MS) a terapia de um comprimido será gradual e contínua, destinada a pacientes com 50 anos ou mais, adesão regular ao tratamento, carga viral inferior a 50 cópias/ml no último exame, e que tenham iniciado a terapia dupla até 30 de novembro de 2023.

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, ressaltou: “Essa incorporação do Dovato é uma conquista significativa para os pacientes com HIV no Acre. A simplificação do tratamento com um único comprimido diário representa um avanço importante, tornando a terapia mais acessível e eficaz”, ressaltou o secretário.

Entre 2017 e 2021, o HIV resultou na morte de mais de 59 mil pessoas no Brasil. A chegada do Dovato surge como uma esperança para aprimorar a eficácia do tratamento e reduzir as estatísticas de óbitos relacionados à doença.