Em uma iniciativa liderada pelo deputado federal Coronel Ulysses (União/AC), um grupo de 76 parlamentares brasileiros protocolou uma petição junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), nos Estados Unidos, buscando a apuração de alegadas violações de direitos humanos por parte do Supremo Tribunal Federal (STF).
O documento, composto por 57 páginas, detalha o julgamento dos processos criminais relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023 e destaca supostas transgressões às normas da CIDH pelo STF.
A entrega formal da petição ocorreu na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, no último dia 8 de março. Coronel Ulysses e os parlamentares brasileiros foram recebidos pela secretária-executiva adjunta da CIDH, María Claudia Pulido.
A petição solicita que a CIDH investigue atos praticados pelo Estado brasileiro que possam ter ferido os direitos humanos durante os processos criminais destinados a apurar responsabilidades pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes da República Federativa do Brasil, ocorrida em 8 de janeiro de 2023.
O documento inclui a relação nominal de 104 condenados e um minucioso passo a passo do julgamento.