Rio Branco, AC, 17 de junho de 2024 09:20

Presidente Lula anuncia criação do IFAC no município de Feijó

Facebook
Twitter
WhatsApp

Em solenidade realizada na última terça-feira (12/03), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado dos ministros Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil), em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, anunciou a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, participou da solenidade e destacou que a criação de uma nova unidade da Rede Federal no Acre representa o compromisso do Governo Federal com uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. “Saber que o Acre está contemplado entre os Estados que vão receber novos campi da Rede Federal é um privilégio. É reflexo de uma gestão que preza pela educação e tem como foco um futuro pautado no ensino, no profissionalismo da sociedade e na oferta de oportunidades”.

Ainda de acordo com Rosana Cavalcante dos Santos, o anúncio do novo campus em Feijó, representa o início de um novo ciclo para o Ifac, visto que nos últimos anos a instituição se dedicou em consolidar a Rede Federal no Acre, por meio de políticas educacionais e entrega de sedes próprias para todas as unidades da instituição.

“Hoje, os seis campi do Ifac e a unidade da Reitoria têm casa própria. São estruturas que, juntas às práticas de ensino, pesquisa e extensão, e políticas institucionais, garantem qualidade a cada aluno e aluna do Ifac. São espaços com infraestrutura para atender a necessidade de cada região acreana e as formações ofertadas conforme os diversos eixos tecnológicos dos cursos disponibilizados pelo Ifac”.

A reitora do Ifac ainda disse que a nova unidade representa mais oferta de vagas para o Acre, mas que continuará atuando junto ao Ministério da Educação (MEC) e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) para que novos campi sejam criados no Estado. “Com a chegada de mais uma unidade, com certeza, será possível garantir a ampliação e interiorização da oferta de educação profissional e tecnológica no Acre, mas continuaremos a luta para que novos campi sejam criados no nosso Estado”, destacou a reitora do Ifac.

Ifac – Criado em dezembro de 2008, pela Lei nº 11.892, o Instituto Federal do Acre entra em efetivo funcionamento no ano de 2010, a partir da posse coletiva dos primeiros servidores e início da oferta de cursos técnicos, nos municípios de Xapuri, Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. As unidades da Baixada do Sol e Tarauacá terão as atividades iniciadas nos anos de 2012 e 2014, respectivamente.

Atualmente, o Ifac conta com mais de 6 mil estudantes no Acre, em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Com mais uma unidade da Rede Federal sendo construída no Estado, a expectativa é de ampliação educacional e capacitação técnica de ainda mais pessoas.