Rio Branco, AC, 17 de junho de 2024 09:35

Diversos acreanos estão sendo vítimas do golpe do falso site da Energisa, e empresa se cala perante prejuízo dos clientes

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Um jovem morador de Rio Branco que preferiu não se identificar, denunciou na manhã do último domingo, 14 de janeiro, ao Alerta Cidade, um golpe que este teria sofrido após pagar uma conta em um site que seria da Energisa, no último dia 19 de dezembro, em 2023.

O jovem relatou que morava de aluguel em uma determinada residência, e ao se mudar o proprietário entrou em contato com ele informando que havia uma conta de fornecimento elétrico não paga. Após tomar ciência da situação, a conta foi paga, de acordo com ele, no dia 19 de dezembro por meio do site servicos.energisa.com.br, que não contabilizou o pagamento.

Segundo a denúncia por esta redação acolhida, o nome da esposa do proprietário do imóvel, cujo é a responsável pela conta do fornecimento elétrico, está negativado.

Após a veiculação deste golpe sofrido, diversas pessoas procuraram o Alerta Cidade para relatar que passaram pela mesma situação, e que ao notificarem a empresa, não foram acolhidos como gostariam.

“Eu fui até lá, informei o que tinha acontecido, e a mulher olhou na minha cara e disse que não poderia fazer nada. Que era pra eu pagar”, disse uma consumidora. Outro acreano falou “Tá um absurdo isso. Os próprios atendentes da Energisa dizem na nossa cara que o site tem sido clonado. Em dezembro caí no mesmo golpe. E eles nada fazem por nós. Conta que a gente tira no próprio site. Aí tu paga e vai pra outra conta que não é a da Energisa”, pontuou.

O Alerta Cidade procurou o Joab Ferreira, que seria da comunicação da Energisa, e informou que medidas estão sendo tomadas, mas não esclareceu nenhuma delas a esta redação. O mesmo apenas encaminhou um informativo, acerca dos canais de solicitação de serviços da Energisa.

Energisa orienta clientes a utilizarem os canais oficiais para solicitação de serviços

Cliente deve estar atento durante pagamentos de faturas

Usar exclusivamente os canais oficiais de atendimento da Energisa é a principal orientação da distribuidora para evitar golpe e qualquer transtorno. Os clientes devem ficar atentos e, em casos de dúvidas, confirmar a legitimidade das informações por meio dos canais de atendimento oficiais da distribuidora.

Para acessar a segunda via da conta de energia ou realizar pagamentos, o cliente pode realizar o serviço por meio dos canais oficiais de atendimento: aplicativo Energisa On (disponível gratuitamente nas lojas virtuais); site www.energisa.com.br, Whatsapp Gisa www.gisa.energisa.com.br; ou o Call Center 0800 647 7196.

“É importante que o cliente confira o endereço do site antes de informar os seus dados. Fique atento aos links que aparecem em buscadores oferecendo supostos serviços, como segunda via de conta de luz, mas não têm o nome da distribuidora. A orientação é denunciar esses endereços falsos e só utilizar os canais oficiais da Energisa”, alerta o coordenador de recebíveis da Energisa Acre, Christian Gomes.

Já em relação ao pagamento da conta de energia, o cliente deve sempre conferir quem está recebendo. Isso vale para fatura paga por PIX ou código de barras. Então, nesse momento você precisa olhar bem se o nome é o da Energisa Acre e se o CNPJ é o mesmo da empresa.
“Os dados da companhia estão disponíveis no cabeçalho da fatura, ou seja, no topo da conta (acima), que é entregue no imóvel, por e-mail oficial e pode ser acessada pelos canais da empresa”, orienta Christian.

A Energisa reforça também que investe continuamente em segurança tecnológica e segue a regulamentação de proteção de dados dos clientes, cumprindo integralmente a LGPD. Além disso, trabalha conjuntamente com as autoridades competentes para combater os sites fraudulentos.

Dicas de segurança
-Nunca forneça seus dados a ninguém. Sempre se comunique com a Energisa unicamente por meio dos canais oficiais.
-Nunca clique em links pedindo atualização de dados, cadastro ou descadastro de conta. Sempre atualize dados ou tire dúvidas junto a Energisa
-Nunca clique em links para cancelar ou aderir serviços via SMS, e-mail ou whatsapp. Sempre use os canais oficiais para essas ações.
-Nunca baixe ou atualize aplicativos de fontes desconhecidas
-Nunca realize nenhum pagamento que não seja através da sua conta de energia. Sempre observe, ao pagar suas contas, os dados do beneficiário (Razão Social e CNPJ).