O Alerta Cidade recebeu um material audiovisual onde uma suposta mãe de um interno do Centro Socioeducativo Aquiry, agride verbalmente os profissionais do ambiente que tentam acalmá-la, após ela acusar estes de a derrubarem.
“Tenho medo de vocês não, bando de covarde”, diz a mãe do menor infrator.
Após o acontecimento, o Centro Socioeducativo emitiu uma nota.
“A equipe SOCIOEDUCATIVO.ACRE expressa veementemente seu repúdio em relação às atitudes da mãe e a irmã de um adolescente sob custódia no Centro Socioeducativo Aquiry.
Essa família tem constantemente demonstrado desrespeito, hostilidade e constrangimento à equipe de segurança e técnica, chegando ao extremo de agredir um agente socioeducativo e equipe técnica, incluindo a assistente social foi agredida, bem como faz várias ameaças a equipe técnica e equipe de segurança.
Essas ações são inaceitáveis e comprometem a segurança e o ambiente de trabalho dos profissionais que se dedicam ao cuidado e ressocialização dos adolescentes. Tais comportamentos não condizem com a ética e o propósito do centro socioeducativo.
Relatamos a urgente necessidade de intervenção das instituições responsáveis diante das atitudes graves protagonizadas pela mãe e irmã do adolescente internado.
Um Boletim de Ocorrência (B.O) foi registrado, documentando as agressões contra o agente socioeducativo e as ameaças aos agentes socioeducativos e à equipe técnica, especialmente à assistente social.
Solicitamos a atenção das autoridades competentes para que medidas cabíveis sejam tomadas visando a segurança da equipe e a manutenção da ordem no Centro Socioeducativo Aquiry. É imperativo garantir um ambiente seguro para a execução do trabalho socioeducativo e para o bem-estar do adolescente em processo de ressocialização”, pontuou.
O caso deve ser apurado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre (SEJUSP).